segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto Águas do Piracicaba Homenageará Protetores do Meio Ambiente

No próximo dia 28 de Julho, o Projeto Águas do Piracicaba homenageará produtores rurais e membros da sociedade que contribuem para a preservação ambiental da região Bragantina, Circuito das Águas e Campinas com a entrega do "Prêmio Roberto Mosso - Protetor das Águas" durante evento que celebrará o "Dia do Agricultor".

O evento promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – CATI EDRs Bragança Paulista e Campinas, se realizará na próxima quinta-feira (28), das 09:00 às 15:00 horas, no Parque do Morango Duílio Mazieiro em Atibaia, na Rodovia Atibaia – Jarinú, Edgard Máximo Zambotto - Km 77, na sede da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia, Jarinú e Região.

Aberto a população, o "Dia do Agricultor" terá programação especial organizada pela CATI com café da manhã e almoço de confraternização, vídeos, pronunciamentos de autoridades e, participação do "Projeto Águas do Piracicaba" com exposição , oficina de capacitação em Panificação Artesanal, brincadeiras e teatro ecológico.

O "Águas do Piracicaba" é um projeto socioambiental que visa a gestão participativa dos recursos hídricos do estado de São Paulo, tem como parceiros prefeituras, associações de produtores, casas agrícolas municipais, escolas e grupos de jovens e conta com o patrocínio PETROBRAS - através do Programa Petrobras Ambiental.

Alunos da Escola Futura em educação ambiental na Mata Ciliar

No dia 14 de julho a Escola de Educação Infantil Futura visitou a Mata Ciliar. Os 25 alunos que estiveram presentes, com média de cinco anos cada, puderam aprender sobre a fauna brasileira e reciclagem. Diante de um cenário com animais de diversas espécies, alunos e professores conheceram um pouco sobre a história de cada ‘morador’ da Mata Ciliar e as causas que os trouxeram até aqui.
O biólogo da Mata Ciliar Jairo Pereira que comandou a visita, focou para os alunos os problemas ocasionados nessa época de férias escolares e festividades como animais mutilados por conta de linhas de pipas com cerol e aqueles que sofrem por causa de queimadas ocasionadas por balão de festa junina.
Para a professora Daiane Magnani Zorzi a visita é muito importante para o futuro dos pequeninos, pois vai além de um simples passeio. “Em primeiro lugar serviu de aprendizado para os alunos saberem quais animais têm no Brasil e como eles são. Ficará para sempre na memória deles e despertará a vontade de estudar e com certeza aprenderão mais”.
Além de educação ambiental a visita ao criadouro complementou um projeto elaborado pela própria escola que tem como tema “Brasil de todas as cores”, que engloba o país e suas regiões. Em decorrência do mês de junho ter sido o mês do meio ambiente, a escola Futura trabalhou com os alunos numa primeira etapa o mundo marinho e agora trabalhará o meio ambiente.
A visita contou também com a presença de alguns pais dos alunos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Onça parda realiza mais uma cirurgia em São Paulo


No dia 13 de Julho a onça-parda Tonani atropelada no dia 23 de abril na Rodovia Carlos Tonani (SP 333), na região de Jaboticabal, passou por mais uma etapa de sua recuperação numa clínica em São Paulo.

Assista ao vídeo, reportagem realizada pela TV Gazeta:

http://www.youtube.com/user/jornaldagazeta#p/a/u/5/FjAD5lHeoDo

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Arraiá da Mata reúne amigos da fauna em prol do Projeto Mucky



A Associação Mata Ciliar realizou nesse sábado (09) o “Arraiá da Mata em Prol do Projeto Mucky”. A festa caipira teve como objetivo arrecadar fundos para destinar ao Projeto Mucy localizado em Itu (SP).

Este criadouro, sendo o único do gênero do Brasil, recebe, reabilita, mantém e pesquisa mais de 200 espécies de sagüis, e ainda realiza um trabalho de combate ao tráfico de animais silvestres, que infelizmente ainda cresce assustadoramente.

O arraiá reuniu cerca de 100 pessoas que participaram de brincadeiras com o foco na conscientização ambiental, sorteio de prêmios, visitas ao criadouro da Mata Ciliar além de muita música. A fundadora e coordenadora do Projeto Mucky, Lívia Botar, se emocionou ao falar sobre a iniciativa que a Mata Ciliar teve em ajudá-los nesse momento difícil. “Quando recebemos a notícia que seria feito essa festa para complementar o nosso orçamento, foi muito emocionante e surpreendente, pois sabemos que a Mata Ciliar também passa por muitas dificuldades semelhantes a nossa e isso nos faz sermos parceiros por um mesmo ideal e não disputar espaço”. Ainda segundo Lívia o valor arrecadado pagará algumas dívidas do Projeto.

A Associação Mata Ciliar juntamente com o Projeto Mucky agradece aos parceiros que contribuíram com o nosso arraiá e colaboraram para a realização do evento:

Favaro Materiais para Construção;
Flores da Serra Comércio e Prestações de Serviços;
Restaurante Yukiko;
Livraria Conhecer;
Nutri Country;
Grupo Astra;
Imagem Fotos;
Manés Pizza;
Maria Chinelo Confecções e Vestuário;
Kaori Presentes;
Sol Chinelo;
Marcos da Pimenta;
Pinóchio S. Papelaria;
Catarina Oliveira;
José Eduardo Oliveira.