quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Desenvolvimento de Turismo Rural em Monte Alegre do Sul

No dia 28 de janeiro, o projeto “De Olhos nos Rios” promoveu uma reunião no município de Monte Alegre do Sul (SP) para discutir propostas de atividades de desenvolvimento comunitário baseadas no Turismo Rural.

A reunião foi dirigida aos proprietários da comunidade do bairro rural do Braizinho e contou com a participação de representantes da Associação Mata Ciliar e da CATI dos municípios de Amparo e Monte Alegre do Sul e com a presença do vice-prefeito da cidade.

O Turismo Rural é uma atividade desenvolvida no campo comprometida com a produção rural. Pode ser uma boa fonte alternativa de renda para os envolvidos, agregando valor aos seus produtos e encorajando as pessoas do campo a permanecerem em suas propriedades (diminuindo o êxodo rural crescente dos últimos anos). Por isso, além de gerar uma fonte de renda extra, o Turismo Rural resgata a cultura da comunidade e protege o patrimônio natural local.

As atividades em Monte Alegre do Sul serão realizadas inicialmente pelos proprietários de pousadas e hotéis da região. Estes empreendedores realizarão uma visita aos locais de “produção” para conhecimento e divulgação futura em seus estabelecimentos das propriedades que podem ser visitadas e seus respectivos produtos.

Ficou acordado que os proprietários rurais que tiverem interesse nas atividades de Turismo Rural receberão cursos ministrados por profissionais da área de turismo a serem oferecidos pelas entidades envolvidas no projeto. O objetivo será o aperfeiçoamento no atendimento aos futuros clientes/turistas.

O projeto “De Olho nos Rios” visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário