Programas

Ao longo do tempo, a Associação Mata Ciliar desenvolveu projetos como o Cras – o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, visando o tratamento e reabilitação de animais que podem ser soltos ou não. Esses animais chegam, na maioria das vezes, debilitados por acidentes ou maus-tratos, precisando de cuidados médico veterinários.

Esse projeto é patrocinado pelos nossos parceiros – os Guardiões da Mata.

Outra iniciativa da instituição é o Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais. Voltado à área de pesquisa, possui vasto acervo científico sobre os felinos, sobretudo os que ocorrem no Brasil, e tem como objetivo estudar e até reproduzi-los em cativeiro, como foi o caso da primeira experiência de reprodução in vitro de jaguatiricas (Leopardus pardalis).


Vida Livre é outro projeto cujo principal objetivo é inventariar e monitorar área de proteção ambiental e dar suporte para soltura dos animais que chegam à Mata e tem condições de voltar ao habitat natural. Por meio dele, é feito o acompanhamento do processo de reabilitação, estudando seu comportamento e garantindo sua sobrevivência.


A Mata Ciliar também desenvolve trabalhos de educação ambiental, com visitas monitoradas à instituição, Oficinas de Capacitação Ambiental (OCAs), e o atendimento a adolescentes em situação de risco através de atividades sócio-educativas.

Na parte de flora, a Associação possui quatro viveiros de mudas florestais, onde produz aproximadamente 200 espécies diferentes de árvores características de Mata Atlântica e Cerrado.

O programa Extensão Rural envolve a comunidade de produtores rurais, promovendo a capacitação de geração de rendas, monitoramento de qualidade de água, o manejo e a conservação de áreas de proteção, além das florestas sociais - ensinando a cuidar das mudas.