segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Filhotes de jaguatiricas a caminho

No dia 4 de fevereiro, Ilha, Amora e Indaiá, três fêmeas de jaguatiricas (Leopardus pardalis) que vivem no Centro Brasileiro de Felinos Selvagens, foram anestesiadas para avaliação clínica e a prenhez de duas delas foi confirmada. Foi possível diagnosticar que Ilha está no terço final de gestação e que Amora está no terço inicial.

A Associação Mata Ciliar irá monitorar as futuras mamães até, pelo menos, um mês após o nascimento dos filhotes. O acompanhamento da gravidez e nascimento é uma oportunidade para estudar comportamento materno, cuidados com filhotes, fisiologia reprodutiva, entre outras questões que colaboram para o aprimoramento dos trabalhos de conservação de espécies selvagens na natureza.

O monitoramento das jaguatiricas prenhas deverá ser acompanhado por um grupo de estudantes da escola de veterinária da Unisa (Universidade de Santo Amaro), com a qual a ONG tem uma parceria. Este intercâmbio de estudantes no manejo dos animais vai ao encontro de um dos objetivos da Mata, que é o de contribuir para pesquisa e treinamento de estudantes e jovens profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário