segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Nascem filhotes de jaguatirica e sagüi


A segunda semana de fevereiro foi marcada por nascimentos no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e no Centro Brasileiro de Felinos Selvagens da Mata Ciliar.

A jaguatirica Ilha, de oito anos, teve sua quinta cria no dia 8 de fevereiro. Das crias anteriores de Ilha, três filhotes sobreviveram: Malheado (3 anos), Piá (5 anos) e Guria (5 anos). O pai desta e da penúltima cria é o macho Foz, também de oito anos.

Mãe e filhote passam bem e estão sozinhos no recinto. Foz foi transferido para outro recinto para evitar incidentes de predação do filhote. Dois dias depois do nascimento do filhote da jaguatirica, uma sagüi de tufo branco deu à luz a um saguizinho no CRAS.

O casal de sagüis chegou no dia 22 de janeiro e a mãe já estava prenhe. A mãe é sagui de tufo branco (Calithrix jacchus) e o pai é sagui-de-tufo-preto (Calithrix penicilatta). Ou seja, o filhote é híbrido.

Além da mistura de espécies, os animais foram encontrados na casa de uma mulher e foram domesticados. O filhote é de uma espécie que não existiria se os animais estivessem livres, pois na natureza eles nunca formariam um casal por ocorrerem em regiões diferentes. A conclusão é que os três animais ficarão em cativeiro para o resto da vida...

O caso desses sagüis reforça, mais uma vez, que animal silvestre não é pet. Lugar de animal silvestre é na natureza!


DENUNCIE O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

3 comentários:

  1. Ola, gostaria de saber se adotado um sagui legalizado pelo o IBAMA ha algum problema? ou a legalização não acontece?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Alyne,
    O Ibama tem uma nova listagem que não permite mais a comercialização de saguis. Há uma possibilidade de uma pessoa ser fiel depositária de um animal silvestre, porém isso significa que deve ter as condições mínimas para mantê-lo (recinto, vet etc). Portanto, a melhor opção é não ter um sagui como um pet em casa. No caso de resgate e reabilitação, o animal deve ser enviado para um centro especializado ou santuário.
    Abs,
    Jaqueline B. Ramos (Comunicação Mata Ciliar)

    ResponderExcluir
  3. Teem alguéem aê ? To com uma dúvida ?

    ResponderExcluir