quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009


O impacto das ações do homem nos animais silvestres

VÍDEO: Esta capivara pôde ser solta de volta na natureza, mas nem todos os animais têm a mesma sorte.




A rotina das atividades do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Associação Mata Ciliar demonstra o quanto algumas ações do homem causam impactos negativos na vida de animais silvestres. Alguns são prejudicados e conseguem se recuperar, podendo até ser soltos de volta na natureza. Mas outros não têm tanta sorte e sofrem danos permanentes, que os condenam à vida em cativeiro...

Veja abaixo alguns casos registrados no CRAS da Mata Ciliar nas últimas semanas.

Problemas causados por LIXO…

No dia 17 de fevereiro de 2009, três filhotes de maritacas (Aratinga leucophtalmus) chegaram no CRAS. Os filhotes vieram de Louveira e estavam com uma das patas presas no ninho que era feito de arame, plástico, linha de pipa e barbante. No dia 19 de fevereiro foi necessária a amputação das patas afetadas.




Problemas causados por DESMATAMENTO...

No dia 13 de fevereiro ocorreu a retenção de um veado catingueiro adulto. O animal estava no acostamento da Rodovia Anhanguera e foi capturado pela Policia Ambiental de Jundiaí. Quando chegou apresentava escoriações e estava muito estressado. Felizmente, no dia 17 de fevereiro, depois de tratamento, o animal foi solto na Serra do Japi.


No dia 18 de fevereiro houve a retenção de uma capivara adulta. O animal estava no acostamento da rodovia Anhanguera e foi capturado pela equipe da Autoban, para evitar que fosse atropelado. Após 2 dias na Mata Ciliar, o animal foi solto em uma fazenda em Jundiaí (vídeo acima).

Problemas causados por TRÁFICO DE ANIMAIS...

No dia 14 de fevereiro, houve a retenção de 25 passeriformes. No dia 17, 23 pássaros foram soltos na Serra do Japi.

Não incentive o comércio de animais silvestres e denuncie ações de tráfico e desmatamento!

2 comentários:

  1. O blog está muito bem atualizado! Agora que não estou mais aí, posso saber das notícias deste lugar que tanto admiro. Parabéns mais uma vez a todo pessoal da mata, vocês realizam um trabalho maravilhoso. Beijos a todos, Renata.

    ResponderExcluir
  2. Otimo blog! atualização muito boa... fiquei triste com a noticia da amputação das patinhas das Aratingas leucophthalmus... beijos na alma!

    ResponderExcluir