segunda-feira, 18 de maio de 2009

"Abrir a porteira para o desenvolvimento sustentável”

Turismo Rural em Águas de Lindóia

Vivenciar o sonho da roça. Esta foi a abordagem principal feita pelo Engenheiro Agrônomo Ricardo Moncorvo Tonet, da Casa de Agricultura de Amparo, que ministrou um curso de Turismo Rural para proprietários rurais de Águas de Lindóia nos dias 11 e 12 de maio.
Tonet mostrou as possibilidades de geração de renda, aproximação das pessoas e desenvolvimento sustentável através da visão do turista, que chega em busca de uma alternativa de contato com o cheirinho da infância, com o gostinho da comida da vó, um papo descompromissado, além de ver o verde, ouvir os sons da natureza e participar da vida caipira, como uma oportunidade também de fugir da situação caótica dos centros urbanos e vivenciar o folclore, a história etc.

Para os proprietários, o Turismo Rural pode ser visto como uma oportunidade de revitalização da economia das áreas rurais e de apresentação dos materiais da roça, alimentos, artesanato, mostrando o que é do local.

E a região de Águas de Lindóia é propícia para isso, pela paisagem privilegiada e pela presença de turistas que já visitam a região. Sem contar as pessoas simpáticas, de origem da família italiana, que moram no município, pois o Turismo Rural se faz com pessoas, com gente, com o bom papo e o acolhimento.

Durante o curso, Tonet comentou que o turismo é a capacidade de emocionar, resgatar lembranças, ver uma amoreira florida e essa visão ficar marcada em sua memória. A preservação do meio ambiente estaria como algo conjunto no desenvolvimento dessas atividades, como comer amoras sem defensivos agrícolas, por exemplo.


O projeto "De Olho nos Rios" visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural. O projeto tem apoio da CATI regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário