terça-feira, 26 de maio de 2009


Visita de escola de Jarinu à Associação Mata Ciliar

Dentro do projeto “De Olho nos Rios”, cerca de 50 crianças de uma escola pública do município de Jarinu visitaram, no dia 18 de maio, as instalações da Mata Ciliar em Jundiaí.

As crianças puderam entrar em contato com a problemática do lixo no galpão de reciclagem, aprendendo o que são os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e o que praticar no cotidiano visando a redução do volume de lixo.


Para as crianças, a visita foi inovadora! A maioria delas nunca tinha tido contato com a natureza e com os questionamentos sobre os problemas ambientais. Elas aprenderam a plantar uma árvore e conheceram os animais que vivem no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e no Centro Brasileiro de Felinos Selvagens.

O projeto "De Olho nos Rios" é desenvolvido pela Associação Mata Ciliar desde 1997 e visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural. O projeto tem apoio da CATI regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental.

Um comentário:

  1. Ola pessoal, parabéns pelo NOticias da Mata!
    Mas cuidado com o uso do nome de unidades de conservação da natureza pois não ha "Parque" no Japi, somos APA Estadual e ha a ReBIo Municipal ( Jundiai).
    ANgela Monti , Ecóloga - monitora do JApi e Conselheira da APA e do Conselho Municipal de Gestão em Jundiai. ABS

    ResponderExcluir