segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Filhotes de Bugio da Associação Mata Ciliar


No segundo semestre de 2009, a Associação Mata Ciliar recebeu três novos moradores: Os filhotes de Bugio Abu, Zig e Idi (foto). Os três não são irmãos e chegaram na AMC em momentos e situações diferentes.
O primeiro a chegar foi Abu. Ele deu entrada no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres juntamente com sua mãe, que tinha sido atacada por um cachorro, não resistiu aos ferimentos e acabou, infelizmente, falecendo. Abu vem sendo criado pela equipe de fauna desde então.
Poucos dias depois chegou Zig, após sua mãe ter sido eletrocutada. A equipe da AMC ainda tentou por diversas vezes levar o filhote ao local onde a mãe morreu, na esperança de que o bando voltasse para buscá-lo, o que pode acontecer com bugios, mas infelizmente não aconteceu com Zig, que permaneceu na AMC juntamente com Abu.
O último a chegar foi Idi. Sua história é muito parecida com a de Zig, já que sua mãe também foi eletrocutada em fios de alta tensão e ele conseguiu sobreviver, sendo encaminhado para a AMC.
Depois de alguns meses, os bugios se tornaram três inseparáveis irmãos, que dividem desde o recinto até as folhas e frutas que recebem, sem briga e sem confusão. No recinto que eles se encontram hoje existem várias alternativas de diversão e exercícios, para que o desenvolvimento deles seja mais satisfatório ainda.


Acidentes com animais em fios de alta tensão têm sido freqüentes nos últimos anos. A causa disso é que o homem está cada vez mais “invadindo” o habitat dos animais, colocando em risco o bem-estar e a sobrevivência de várias espécies. O resultado, muitas vezes, é similar o que aconteceu com os filhotes de bugio: uma vida de cativeiro. Pense nisso...


Conheça mais sobre o nosso trabalho e saiba como ajudar em nossos projetos no nosso site: http://www.mataciliar.org.br/

Um comentário:

  1. Tristes estórias, que se repetem!!

    Mas, o mais mágico é o amor que ressurge de um para o outro, ensinando-nos como fazer laços.

    Ecoabraços à este trio e a todos da AMC.

    ResponderExcluir