quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O Tráfico de Animais Silvestres

Por Felipe Feliciani, Biólogo da Associação Mata Ciliar




O tráfico de animais silvestres é uma atividade que produz danos impossíveis de serem medidos dentro de um ecossistema. Desde a entrada do caçador na mata até a ausência do animal traficado em seu respectivo nível trófico, todos esses danos são muitas vezes permanentes ou de difícil reparação.
Segundo o relatório do Renctas (www.renctas.org.br/), esse tipo de comércio movimenta mais de 2 bilhões de reais por ano no Brasil, sendo que no mundo todo apenas o tráfico de drogas e de armas movimenta mais dinheiro do que o de animais silvestres. Ainda segundo o relatório do Renctas, sabemos que não é o próprio traficante que vai até as regiões de mata para capturar os animais, mas sim os povos da floresta, que sempre foram acostumados a viver dessa maneira extrativista, e não vêem mal em retirar os animais da floresta, evidenciando assim a grande necessidade de programas de educação ambiental voltados para essas populações.
Mas como qualquer tipo de comércio, ele só existe devido aos compradores. Por isso nós da Associação Mata Ciliar somos absolutamente contra a utilização de animais silvestres como “pet”. Baseados em nossas experiências do dia a dia, sabemos que as pessoas muitas vezes não tem nem conhecimento da biologia e do comportamento que aquele animal pode apresentar quando adulto, o que leva muitas vezes ao abandono desse animal, que em muitos casos resulta na entrada dele aqui na nossa instituição.
As aves são as principais vítimas desse tipo de comércio, principalmente os canários da terra, os picharros, entre outros. Também é bastante comum a entrada de papagaios que após alguns anos com as famílias são abandonados devido a sua longevidade, ou seu comportamento muitas vezes repleto de barulhos. Primatas e répteis também são bastante comercializados, e sofrem tanto quanto as aves.
Quem compra um animal silvestre também é responsável pelo sofrimento que ele passou e, acima de tudo, é responsável pela perda de liberdade desse animal!



Animal Silvestre não é PET!!!

Ajude a Associação Mata Ciliar a manter seus projetos, inclusive na reabilitação de animais vítimas do tráfico. http://www.mataciliar.org.br/como_ajudar_socio.html

Um comentário:

  1. como faço pra me tornar um membro dessa organização eu sou gestor ambiental e gosto de ajudar o meio ambiente me mande um e-mailpor favor (mestrerakim@hotmail.com)entrem em contato comigo por favor

    ResponderExcluir