quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais uma Onça, Mais uma Aviso






Na última sexta feira, dia 4 de junho, por volta das 2 horas da tarde, recebemos na Associação Mata Ciliar uma ligação do Corpo de Bombeiros, e para nossa surpresa, mais um avistamento de Onça parda em nossa região.

Desta vez o animal estava acuado em cima de uma goiabeira pelos cães de uma chácara no Bairro dos Fernandes, localizado a pouco mais de quinze minutos da nossa unidade de Jundiaí. Os técnicos da AMC se dirigiram à chácara e iniciou-se o processo de captura do animal.

Logo que a equipe avistou o animal, as suspeitas iniciais de que se tratava de um filhote foram deixadas de lado, constatando-se um macho adulto de onça parda. Com a ajuda da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, foram disparados dois dardos na direção do animal, porém sem sucesso. Com o susto da segunda tentativa, com os latidos dos cães e com a grande concentração de curiosos o animal desceu da árvore e rapidamente se escondeu dentro de uma casinha de cachorro.

Já com o animal dentro da casinha e com dardos a gás a disposição, mais um disparo foi realizado, o qual foi bem sucedido. Após aproximadamente 12 minutos o animal já se encontrava sedado e pronto para ser retirado do local, e após uma rápida avaliação física foi transportado com segurança.

Na chegada à Associação Mata Ciliar, o hóspede foi transferido para um espaço de isolamento e 10 minutos depois o animal já havia acordado em seu novo, porém provisório, ambiente, onde permanece em observação. A equipe da AMC acredita que em breve já será possível realizar a soltura do animal em uma localidade ainda a ser definida.

Ainda é importante que se estimule uma reflexão sobre a maneira como nossa sociedade vem invadindo o espaço dos animais, os deixando cada vez mais cercados em pequenos fragmentos de mata localizados em regiões extremamente urbanizadas.Fica claro que nossa ambição em crescer e em se desenvolver vai além das nossas preocupações em preservar o pouco que ainda temos ao nosso redor.

Para nós da Associação Mata Ciliar, não é normal que em um ano tenhamos registrado onze aparições de onças na nossa região, sendo que três delas precisaram ser capturadas, dessa maneira podemos afirmar que esse caso registrado na última semana, é muito mais do que a captura de uma onça, é um aviso sobre como tratamos o ambiente em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário