terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vítimas do tráfico, papagaios agora se tornam peças de exposição

Tripoli solicita retirada imediata de animais em exposição

Papagaios estão em condições impróprias no Museu Nacional da República


Postado por Tripoli em janeiro 20th, 2011 em seu blog: http://www.ricardotripoli.com.br/?p=620

Brasília (20 de janeiro de 2011) – Após receber inúmeras denúncias de Organizações Não Governamentais de Proteção Animal, o vice-líder do PSDB na Câmara,
deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) solicitou nesta quinta-feira a retirada imediata de um casal de papagaios expostos no Museu Nacional da República, em Brasília. As aves compõem uma ala da exposição em homenagem ao artista carioca Hélio Oiticica, denominada “Museu é o Mundo”. Os animais estão numa espécie de viveiro artificial cercado (foto), em condições ambientais impróprias, iluminação inadequada, ambiente escuro, ar condicionado intenso e barulho excessivo.

ESTRESSE DESNECESSÁRIO
Em ofício enviado ao Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Américo Ribeiro, e ao Superintendente do órgão no Distrito Federal, Luiz Nunes, Tripoli argumenta que as aves estão expostas a estímulos permanentes, o que causa um “nítido estresse”. Segundo o parlamentar paulista, tal situação provoca sofrimento aos papagaios, que estão em ambiente hostil e com grande circulação de pessoas.

No documento, Tripoli ressaltou que a exposição foi proibida pela 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. O parlamentar também argumentou que a Constituição Federal impõe proteção à fauna e à flora, proibindo qualquer prática que coloque em risco ou submetam os animais à crueldade.
Fonte: Assessoria do deputado / Foto: Divulgação
__________________________________________________

A Mata Ciliar acredita que a conscientização ambiental, vinculada com a atitude positiva dos formadores de opinião, é a principal forma de combater a ignorância e colaborar para que animais não sejam obras de arte que possam ser vistas, vendidas e adquiridas por “colecionadores” que impulsionam cada vez mais o tráfico de animais silvestres. Por isso insere em todos seus projetos de fauna e flora ações de educação ambiental como ferramenta de grande importância para estimular e multiplicar atitudes ambientalmente corretas.

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva): vítima de tráfico, ave não pode mais voltar à vida livre

Atualmente, a Mata Ciliar cuida de 26 papagaios que chegaram à instituição por maus-tratos ou pelo porte e/ou comércio ilegal de animais silvestres e não podem voltar à natureza.

Um comentário:

  1. isso só acontece por as leis que o tripolli criou não funcion. nestas ocasiões aparece como bom menino, até a sigla do partido vem junto. ele precisa ser competente, aí isso não acontece mais. não precisamos deles para retirar os urubus. bem provavel que não precisaríamos deles para retirar os papagaios.

    ResponderExcluir