terça-feira, 27 de janeiro de 2009



Agregação de valor à produção com curso de derivados de leite em Lindóia/SP

Nos dias 29 e 30 de janeiro, produtores rurais e criadores de gado leiteiro da cidade de Lindóia / SP participarão de um curso sobre derivados de leite a ser realizado numa propriedade no bairro Emboabinha, divisa com Águas de Lindóia. Este curso integra uma série de ações voltadas à capacitação de produtores rurais da região desenvolvidas pelo projeto De Olho nos Rios em parceria com a CATI Regional de Bragança Paulista. O projeto é realizado pela Associação Mata Ciliar e patrocinado pela Petrobras (Petrobras Ambiental).

O objetivo do curso é demonstrar novas viabilidades econômicas com a idéia de agregação de valor à produção tradicional – além do produto principal, o produtor pode explorar alternativas que têm uma boa entrada no mercado. Nas aulas os participantes vivenciam etapas de produção através das práticas de manuseio do leite e confecção dos seus derivados. Além disso, recebem apostilas com informações sobre higiene e legislação e receitas dos mais variados produtos, entre os quais queijo minas, ricota, mussarela, iogurte e requeijão.

Este curso já foi oferecido pelo projeto em vários municípios da região e em todas as ocasiões a procura foi muito grande, tendo em vista as várias possibilidades proporcionadas aos produtores rurais com os produtos confeccionados e atividades econômicas demonstradas.

O curso de derivados de leite para produtores rurais é uma das inúmeras atividades desenvolvidas pelo projeto De Olho nos Rios, que visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural.

Serviço:
Curso de Derivados de Leite para produtores rurais de Lindóia/SP – Projeto “De Olho nos Rios” (Petrobras Ambiental)
Data: 29 e 30/01/2009 (16 horas)
Horário: 8h às 17h
Local: Casa de Agricultura de Lindóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário