quarta-feira, 4 de março de 2009



Agregação de valor à produção com curso de derivados de leite em Pedreira/SP

Nos dias 5 e 6 de março, produtores rurais e criadores de gado leiteiro da cidade de Pedreira / SP participarão de um curso sobre derivados de leite promovido pelo projeto De Olho nos Rios. O curso integra uma série de ações voltadas à capacitação de produtores rurais da região desenvolvidas pelo projeto, que é realizado pela Associação Mata Ciliar e tem patrocínio da Petrobras (Petrobras Ambiental).

O objetivo do curso de derivados de leite é demonstrar novas viabilidades econômicas com a idéia de agregação de valor à produção tradicional – além do produto principal, o produtor pode explorar alternativas que têm uma boa entrada no mercado. A implantação de alternativas econômicas junto à população rural é um dos diferenciais do projeto, que visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí promovendo ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 18 municípios da região.

“Nossa estratégia é de uma visão ampla e profunda, onde se destaca o papel das comunidades na preservação do ambiente e entende a água como bem comum e o grande elo da vida. Entendemos que informação só não basta para uma mudança efetiva do homem em relação ao ambiente. Faz-se necessária uma nova abordagem da questão da água junto às comunidades rurais, que estão próximas aos mananciais”, explica Jorge Bellix de Campos, coordenador do projeto e presidente da Mata Ciliar.

No curso de derivados de leite, os participantes vivenciam etapas de produção através das práticas de manuseio do leite e confecção dos seus derivados. Além disso, recebem apostilas com informações sobre higiene e legislação e receitas dos mais variados produtos, entre os quais queijo minas, ricota, mussarela, iogurte e requeijão.

Este curso já foi oferecido pelo projeto em vários municípios da região e em todas as ocasiões a procura foi muito grande, tendo em vista as várias possibilidades proporcionadas aos produtores rurais com os produtos confeccionados e atividades econômicas demonstradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário