quarta-feira, 11 de março de 2009


Desenvolvimento de Turismo Rural em Monte Alegre do Sul


Foto: panorâmica cidade Monte Alegre do Sul (div.)














Nos dias 12 e 17 de março, proprietários rurais de Monte Alegre do Sul (SP) participarão de uma segunda etapa do programa de formação em Turismo Rural realizado pelo projeto “De Olho nos Rios” no município desde o ano passado. Nestes dias os participantes terão um curso com o engenheiro agrônomo Afonso Peche, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, que abordará especificamente o aperfeiçoamento na recepção e atendimento de futuros clientes/turistas.

O curso de Turismo Rural integra uma série de ações voltadas à capacitação de produtores rurais da região atendida pelo “De Olho nos Rios”, que é realizado pela Associação Mata Ciliar, com apoio da CATI de Bragança Paulista, e tem patrocínio da Petrobras (Petrobras Ambiental).

O Turismo Rural é uma atividade desenvolvida no campo comprometida com a produção rural. Pode ser uma boa fonte alternativa de renda para os envolvidos, agregando valor aos seus produtos e encorajando as pessoas do campo a permanecerem em suas propriedades (diminuindo o êxodo rural crescente dos últimos anos). Por isso, além de gerar uma fonte de renda extra, o Turismo Rural resgata a cultura da comunidade e protege o patrimônio natural local.

Sobre o “De Olho nos Rios”: O projeto visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 18 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário