terça-feira, 17 de março de 2009

Encontro de moradoras rurais marca Dia da Mulher em Pedreira, SP

O projeto “De Olho nos Rios” comemorou o Dia da Mulher promovendo um evento, no próprio dia 8 de março, no bairro Entre Montes, em Pedreira, SP. Um grupo de moradoras rurais do bairro se reuniu no I Encontro de Mulheres da Microbacia de São João e Entre Montes. O encontro é uma das atividades promovidas pelo projeto, realizado pela Associação Mata Ciliar em parceria com a CATI de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras Ambiental.

O evento teve início com a aproximação das mulheres, que se apresentaram e se conheceram através de uma dinâmica de grupo. Este trabalho foi conduzido pela educadora Ambiental Tássia Timóteo, da Mata Ciliar, que na semana anterior já tinha feito uma aproximação com as moradoras através de uma pesquisa socioambiental.

Após a dinâmica, as participantes assistiram às palestras “Orientações sobre o uso de Agrotóxicos - Como se proteger”, por Adami, da CATI; “Orientação sobre saúde - Como se proteger de DST”, por Celina, da CATI; “Orientação sobre o lixo - Problemas relacionados e como solucionar”, por Fábio Machado, da Mata Ciliar. Também foi apresentado um texto de Carlos Drummond de Andrade, para reflexão de todos os participantes.


Participação e criação de oportunidades: No final, a técnica Ivone, da CATI, falou sobre o envolvimento daquelas mulheres para resolver os problemas do local. Também foi discutida a evasão do campo para a cidade pela falta de oportunidades e a continuidade da realização desses encontros para a criação dessas oportunidades.

O encontro proporcionou a aproximação das mulheres do bairro rural de Entre Montes, fortalecendo seu envolvimento e laços afetivos. Foi um encontro descontraído e participativo, que promoveu o encaminhamento para ações concretas de melhoria da vida daquelas pessoas e reflexão sobre a melhoria da vida da comunidade e do ambiente em que vivem.

Este tipo de evento faz parte da filosofia do projeto “De Olho nos Rios”, que visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí através de ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 18 municípios da região.

Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural.

“Nossa estratégia é de uma visão ampla e profunda, onde se destaca o papel das comunidades na preservação do ambiente e entende a água como bem comum e o grande elo da vida. Entendemos que informação só não basta para uma mudança efetiva do homem em relação ao ambiente. Faz-se necessária uma nova abordagem da questão da água junto às comunidades rurais, que estão próximas aos mananciais”, explica Jorge Bellix de Campos, coordenador do projeto e presidente da Mata Ciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário