terça-feira, 17 de março de 2009

Primeira aparição para o "público"


Este filhote de gato-maracajá nasceu no Centro Brasileiro de Felinos Selvagens no dia 22 de janeiro. Ele nunca tinha aparecido tão bem para a equipe de veterinários e tratadores até o dia 9 de março, quando fez essa pose para as câmeras. O filhote está num recinto com sua mãe e o pai foi manejado para outro recinto, pois há risco do macho matar o filhote.

Saiba mais:

O Gato-Maracajá (Leopardus wiedii)

Pesa em média 3,4 quilos e também é conhecido como gato-peludo ou maracajá-peludo. É considerado uma miniatura da jaguatirica e se caracteriza por apresentar olhos bem grandes e protuberantes e cauda bastante comprida (chega a representar mais de 70% do comprimento da cabeça e corpo).

Porém o mais interessante deste curioso felino é a explicação para as suas habilidades arbóreas. Por ter capacidade de rotação das patas traseiras de 180º, o gato-maracajá detém a habilidade de descer de uma árvore de cabeça para baixo, sendo possivelmente a única espécie de felino do mundo capaz de tal proeza. Em cativeiro, estes gatos conseguem andar de cabeça para baixo em tetos de recintos que os abrigam. Esta habilidade faz com que os maracajás sejam grandes exploradores de árvores, predando inclusive roedores arbóreos.

O gato-maracajá ocorre em todo o Brasil, à exceção da caatinga, habitando predominantemente florestas. É extremamente adaptada à vida arbórea e em sua dieta encontram-se comumente pequenos mamíferos, aves e, eventualmente, répteis e mamíferos de médio porte. Atualmente consta da lista de espécies ameaçadas de extinção na categoria “vulnerável”.

O período de gestação do gato-maracajá dura de 81 a 84 dias, após o qual nasce um único filhote. Os hábitos são solitários e na maior parte do tempo no período noturno. A área de vida (território) conhecida para alguns poucos indivíduos variou de 1km2 a 16km2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário