quinta-feira, 19 de março de 2009


Projeto “De Olho nos Rios” comemora Dia da Água com plantio de mudas em Socorro/SP

O projeto “De Olho nos Rios” fez um convênio com a Prefeitura do município de Socorro (circuito das águas no interior de SP) para doação de mudas de árvores para plantio em áreas de mananciais e recomposição florestal. E o plantio terá início às 9h desde domingo, dia 22 de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água. Serão plantadas 270 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica numa área de 2.400 m2 às margens do córrego Ribeirão dos Machados, uma Área de Preservação Permanente (APP).

O “De Olho nos Rios” é realizado pela Associação Mata Ciliar, com apoio da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras Ambiental.

O plantio do Dia da Água contará com a participação dos moradores locais – 27 famílias que moravam em áreas de risco e foram relocadas para um conjunto habitacional na região no final do ano passado -, ONGs, escolas e outras organizações da região, além da presença da Prefeita de Socorro, Marisa de Souza Pinto Fontana.

As 270 mudas marcam o início de um plano de plantio de 180 mil mudas de árvores nativas no município, a serem doadas pelo “De Olho nos Rios”. A idéia é também fazer um trabalho educativo com as comunidades rurais para a condução do plantio das árvores ao longo do ano, que também terá parceria com o projeto. As mudas serão plantadas para compensação de passivos ambientais e recomposição florestal de APPs.

A parceria com a Prefeitura de Socorro para doação de mudas e o trabalho educativo com moradores rurais faz parte dos objetivos do projeto “De Olho nos Rios”, que visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 18 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário