quarta-feira, 25 de março de 2009

Tatu não é pet

Este simpático tatuzinho – um filhote da espécie Tatu-peba (Euphractus sexcinctus) – chegou no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Mata Ciliar no início do ano. Como quase todos os animais silvestres criados erroneamente como animais de companhia (pets), ele chegou no CRAS com defeitos nas patas traseiras provavelmente causados por deficiência nutricional (no vídeo é possível reparar que ele puxa as patas traseiras).

Por falta de conhecimento, as pessoas que criam animais silvestres em casa não oferecem, na grande maioria das vezes, a alimentação adequada para o desenvolvimento completo dos animais. O resultado então são defeitos físicos, como o do tatuzinho, que podem ou não ser curados, dependendo do caso. O tatuzinho já está bem melhor do que quando chegou, mas ainda há dúvidas se ele irá retomar completamente o movimento das patas traseiras.

Além disso, este tatuzinho tem hábitos completamente domesticados, sendo completamente dependente de humanos. Em suma, escolhemos o filhote de Tatu-peba como um exemplo de animal silvestre que está condenado a viver em cativeiro pelo resto de sua vida, por ter passado por uma tentativa de domesticação.

Tatu não é pet. Nenhum animal selvagem é pet.

NÃO COMPRE ANIMAIS SILVESTRES E DENUNCIE O TRÁFICO E O COMÉRCIO ILEGAL!

Um comentário:

  1. Prezados:

    Estarei no Rio no mês de Junho realizando atividades ludicas com Teatro Ritual e palestras sobre Religião Afro-brasileira (contos). Acredito que será uma união interessante já que a Bahia e a religiosidade africana, tem uma intimidade impar com a natureza sua fauna e flora.

    Sou diretor teatral formado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e tenho diversos trabalhos na área de cultura, folclore e religiosidade. Tenho formação como arte-educador e gostaria de promover uma atividade junto a vocês e os participantes desta Instituição durante três dias.

    Caso tenha interesse posso enviar proposta de parceria:
    (71) 3384-2939
    (71) 8837-2943
    http://www.andremustafa.blogspot.com
    http://www.comics.art.br

    ResponderExcluir