terça-feira, 21 de abril de 2009

Café da Manhã na Roça

Nos dias 15 e 16 de abril foi realizado o Curso de Café da Manhã na Roça, para moradoras da zona rural em Lindóia. Nos dois dias de oficina as participantes aprenderam a fazer biscoitos, bolos e pães e a proposta é que as mesmas levem este conhecimento para outras pessoas que não estiveram no curso, com o objetivo de transformar a prática numa possível atividade econômica no meio rural, para geração de renda.


O curso consistiu na parte prática e também em reflexões. Num momento da conversa, por exemplo, as participantes colocaram como uma das dificuldades para o desenvolvimento de novas atividades econômicas a falta de mobilização das pessoas para trabalhar em grupo. Porque as pessoas ficam desestimuladas à participação em atividades coletivas? Os interesses coletivos podem ficar acima dos interesses individuais? Como equilibrar os interesses coletivos e os individuais, sem que nenhum fique esmagado? Estes foram alguns dos questionamentos colocados, que podem auxiliar a elucidar questões sobre a participação de cada um na comunidade.


O curso Café da Manhã na Roças é uma das inúmeras atividades desenvolvidas pelo projeto De Olho nos Rios, que visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural. O projeto tem apoio da CATI regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Ambiental.

PRÓXIMAS ATIVIDADES PROJETO “DE OLHO NOS RIOS”

25/04 – Curso de Aproveitamento Integral de frutas e hortaliças (Bragança Paulista)

27/04 – Curso de Artesanato em Macramé (Águas de Lindóia)

28/04 – Curso de Costura em Retalhos – Moda Caipira (Águas de Lindóia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário