quarta-feira, 15 de abril de 2009

Jovens da Conexão Araucária identificam espécies da mata ciliar e coletam óleo usado

Os estudantes do “Projeto Jovens de Pinhalzinho - Conexão Araucária” (representantes da comunidade do município de Pinhalzinho/SP no projeto “De Olho nos Rios”) continuam suas atividades com gás total no mês de abril.

Na semana passada os jovens recolheram mais óleo de fritura residual em estabelecimentos comerciais no município e deixaram novos galões para coletas futuras. O trabalho de reaproveitamento de óleo usado faz parte de uma parceria do “De Olho nos Rios” com a ONG Oxigênio, que direciona o material coletado para produção de biodiesel. Em breve outros municípios atendidos pelo “De Olho nos Rios” começarão a coleta de óleo usado.



No início de abril os estudantes também fizeram um trabalho de campo no córrego do Bairro Fazenda Velha, afluente de uma das microbacias do rio Camanducaia. Os jovens desceram a trilha fazendo a identificação de espécies nativas da mata ciliar e aproveitaram para coletar algumas sementes que servirão para produção de mudas.



O projeto “De Olho nos Rios” visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural.

O projeto tem apoio da CATI regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário