terça-feira, 21 de abril de 2009

Projeto "De Olho nos Rios" assina parceria com Prefeitura de Várzea para plantio de 11 mil mudas

Convênio foi assinado no dia 13 de abril. Veja abaixo matéria divulgada pela Prefeitura de Várzea Paulista.

Mais 11 mil árvores para Várzea Paulista
Parceria entre Prefeitura, Associação Mata Ciliar e empresa Metacortex do Brasil viabiliza projeto de reflorestamento na cidade

A recuperação de áreas de Mata Atlântica em Várzea Paulista é um dos grandes projetos desenvolvidos pelo Departamento de Meio Ambiente do município. Através da parceria entre a Prefeitura, a Associação Mata Ciliar e a empresa Metacortex do Brasil este sonho começa a se tornar realidade.

Nesta segunda-feira (13), representantes da empresa e da associação reuniram-se com o prefeito Eduardo Pereira para assinar contrato que firma parceria na realização do projeto de “Recuperação Urbana de Várzea Paulista”, no qual mais de 11 mil mudas de árvores nativas da região serão plantadas em áreas públicas do município dos bairros Jardim Promeca, Américas e Bertioga.

Prefeito Eduardo Pereira (terceiro da esq. p/ dir. com representantes da Mata Ciliar e da Metacortex

Com 105 mil habitantes, Várzea ocupa uma área de 36 quilômetros quadrados dos quais um terço é de proteção ambiental. “Nossa cidade teve uma ocupação periférica sem a preocupação da preservação ambiental. Portanto, a possibilidade de reflorestar o município é de suma importância e um ganho para todos”, celebra o prefeito.

Além da recomposição e enriquecimento florestal da região, o projeto também enfoca a educação ambiental com estudantes e a população, que serão convidados a participar do plantio das mudas com o auxílio da Mata Ciliar. Entre as mais de 80 espécies que serão cultivadas, estão mudas de Ypê, Cedro, Arueira e Pitangueira.

Cristina Harumi Adamia, coordenadora de fauna da Mata Ciliar, adianta que o plantio necessita de cuidados técnicos como covas no tamanho correto, adubação e limpeza da área. A idéia é que a população participe do plantio e se envolva com o cultivo das árvores. “Ninguém vai destruir um muda que plantou. Desta maneira vamos tentar cuidar das árvores até que elas se estabilizem, o que ocorre cerca de três anos após seu plantio”, explica. Durante este período as mudas serão acompanhadas semestralmente por técnicos. O plantio deve começar nas próximas semanas.

Ajudando o planeta

A empresa Metacortex do Brasil, que também atua em países da Europa, como Inglaterra, Espanha e Portugal, é especializada em projetos de produção em regiões tropicais. Por sua ligação ao setor florestal, implementa ações para atenuar a emissão de gases do efeito estufa através do plantio de árvores para o seqüestro de carbono. A empresa também atua em projetos de desenvolvimento sustentável com campanhas como “compre um produto e plante uma árvore”.
Os programas que estão na origem do projeto de reflorestamento formalizado em Várzea Paulista são o de sustentabilidade ambiental “Your Trees” (suas árvores) e o de preocupação com as alterações climáticas “Cool Projects”, ou “projetos legais”.

De acordo com o administrador executivo da Metacortex, Rui Ribeiro, a parceria com Várzea Paulista é apenas o início para a concretização de outros projetos. “Trabalhamos com a compensação de carbono através do plantio de árvores e o município luta exatamente para reflorestar suas áreas verdes. Essa união só trará benefícios, porque além de ajudar a cidade e a região, vai ajudar na preservação do planeta”.

As entidades que participam dos projetos da Metacortex e, conseqüentemente, beneficiam Várzea Paulista são MCF, Honda, Hotéis Tivoli, Amegad e FAAP. Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas no site http://www.metacortex-consulting.com/.

Sequestro de carbono

O sequestro de carbono é um processo de remoção de gás carbônico que ocorre principalmente em oceanos, florestas e outros organismos que, por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. É a captura e estocagem segura de gás carbônico (CO2), que pode evitar sua emissão e permanência na atmosfera terrestre.

As atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a utilização de calcário para a produção de cimento, bem como os diferentes usos da terra, associados ao desmatamento e queimada são as principais causas do rápido aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.



O projeto “De Olho nos Rios” visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Para tal, promove ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 19 municípios da região. Todas as ações previstas no projeto têm como objetivo o resgate cultural, a independência e geração de consciência crítica do público envolvido e a geração de emprego e renda através da implantação de alternativas econômicas junto à população rural. O projeto tem apoio da CATI regional de Bragança Paulista e patrocínio da Petrobras, através da Petrobras Ambiental.

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DA MATERIA E DA INICIATIVA DE REFLORESTAS AS CIDADES SOU MORADOR DE VARZEA PAULISTA A 20 ANOS E GOSTARIA DE SUGERIR QUE ENTRE ESSAS MUDAS QUE SERÃO DOADAS TIVESSE MUDAS DE PAU BRASIL SEM MAIS UM FORTE ABRAÇO JOAO ROSADO 011 7584-2486

    ResponderExcluir