terça-feira, 20 de julho de 2010

Incêndio criminoso atinge área da Associação Mata Ciliar.




Fotos: Elizabete Pacheco

Na segunda-feira da semana passada, dia 12 de julho, a Unidade de Jundiaí da Associação Mata Ciliar foi atingida por uma grande queimada que se iniciou próxima a Avenida Emilio Antonon e, com a força dos ventos, se propagou rapidamente para uma área de 100.000m2.

O fogo seguiu em direção aos recintos dos animais, mas foi controlado com a ajuda de uma guarnição do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. Graças ao trabalho conjunto dessas instituições, da equipe da AMC e de voluntários, os animais não sofreram nenhum dano, porém, o fogo se alastrou também na área reflorestada e acabou por consumir aproximadamente 4.000 mudas de árvores. Foram necessárias mais de quatro horas para que o fogo fosse completamente controlado, deixando para trás um rastro de cinzas.

Essa época do ano é sempre marcada pelas queimadas ocasionadas, principalmente, pelo acúmulo de lixo e pela queda de balões em áreas com vegetação seca. Colocar fogo em qualquer mata, assim como soltar balões, é crime previsto por lei.

3 comentários:

  1. Puxa vida que susto Jorge e Cris!
    Recebi essa informação no Twitter da Mata e fiquei muito assustado. Como não consegui contatá-los via fone, fiquei mais tranquilo com a notícia completa na webpage de vocês.
    Menos mal que as consequências não foram maiores.
    Um abraço e continuamos juntos!
    Ricardo Burgos - Scholle Ltda.

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia me pegou de surpresa, levei um susto quando fiquei sabendo do fogo ainda mais quando estava indo em direção ao recinto dos animais. Ainda bem não que aconteceu nada com nenhum bichinho.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus não aconteceu o pior, os animais estão salvos graças oas voluntarios e os demais responsaveis deste lindo trabalho,não desanimem pois depois de uma grande tempestade sempre vem um novo amnhecer. abraços...Elza Maria Alberti Pereira.

    Albertina/MG

    ResponderExcluir