quarta-feira, 27 de outubro de 2010

I Seminário Internacional sobre Fauna Silvestre - WSPA


Promoção: WSPA Apoio: Associação Mata Ciliar, Projeto Mucky, R3 Animal, SOS Fauna, Pró Animal, Proteção aos Grande Primatas (GAP), Associação Amigos do Peixe-Boi (AMPA), CONVIDAS, Tetra Pak, Prefeitura de Jundiaí e DAE


No dia 11 de setembro de 2010, no Parque da Cidade de Jundiaí, ocorreu o I Seminário Internacional de Fauna Silvestre, promovido pela WSPA e em parceria com suas ONGs afiliadas que trabalham com animais silvestres, dentre elas a Associação Mata Ciliar.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito da cidade de Jundiaí, Miguel Haddad, e diversas outras autoridades, dentre elas, o diretor da WSPA, Antonio Augusto Silva; o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, José Galvão Braga Campos (vereador Tico); o Capitão Marcelo Robis da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo e o diretor-presidente do DAE, Wilson Roberto Engholm. Também participou do evento o vereador Leandro Palmarini, da cidade de Jundiaí.

Os temas abordados envolveram as áreas de bem estar e etologia animal, enriquecimento ambiental, programas de reabilitação e soltura e comércio de animais silvestres, tendo sido ministrados por profissionais competentes como a Dra. Anabela Pinto da Universidade de Cambridge, Dra. Angela Branco da Pró-Animal, Elizabeth Mac Gregor da WSPA, Iris Mazurek da WSPA Internacional (Londres), Dra. Vanessa Kanaan da UFSC, Paulo Anselmo da Sociedade Paulista de Zoológicos, Dra. Cristiane Pizzuto da Shape of Enrichment do Brasil, Dra. Cristiane Kolesnikovas da R3 Animal, Lorena Kempff da Fundação Noel Kempff da Bolívia e Dra. Cynthia Cipreste do Zoo-BH, além de autoridades do IBAMA-DF, Sr. Roberto Cabral; Polícia Federal, Carlos Eduardo Tavares da Costa; Guarda Municipal de Jundiaí, Inspetor Paulo Soares; e Promotoria Pública do Distrito Federal, Katia Lemos.

Os especialistas chamaram a atenção do público ao fato de que o comércio de animais silvestres gera sérios problemas físicos e psicológicos aos animais, normalmente desconhecidos pela população. Preocupada em reverter esse quadro, a WSPA lançou a campanha “Silvestre Não é PET” com a exibição de um documentário que foi distribuído para as entidades afiliadas presentes, a fim de que estas, possam utilizá-lo em trabalhos com educação ambiental em suas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário