sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Recém chegados


Nos dias 14 e 24 de agosto, a AMC recebeu dois exemplares machos de gatos do mato pequeno (Leopardus tigrinus), de aproximadamente três meses de idade. O primeiro, apelidado de Willykit, foi encontrado por moradores de Jordanésia, interior de São Paulo, em um campo de futebol. O filhote foi entregue à Guarda Municipal de Jundiaí e encaminhado diretamente à AMC. Já o segundo filhote, apelidado de Willykat, foi encontrado em uma fazenda pela Guarda Municipal de Campinas.

Os dois filhotes, apesar de não serem irmãos, foram alojados juntos e estão muito bem! Brincam muito entre si, o que facilita a sua adaptação em cativeiro, pois não sentem tanta falta dos cuidados maternos e, ao mesmo tempo, porque ocorre um despreendimento maior dos cuidados humanos e os animais não perdem a sua identidade.



No dia 18 de setembro, a AMC recebeu um exemplar fêmea de cachorro do mato (
Cerdocyon thous) com aproximadamente um mês de idade.

O filhote foi encontrado muito debilitado por moradores da cidade de Louveira, próximo a um foco de incêndio. Após passar por procedimentos em um clinica da cidade, foi trazido à AMC apresentando lesões de queimaduras no nariz e pavilhão auditivo, havendo perda de tecido deste último, conforme mostra a foto acima.


O animal, apelidado de Sofia, encontra-se em ótimo estado e agora começa o início da sua adaptação com o objetivo de se despreender, pouco a pouco, dos cuidados diretos do ser humano. Para tanto, precisará de um espaço maior e dos cuidados dos voluntários e padrinhos no programa de enriquecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário