quarta-feira, 23 de março de 2011

Mata Ciliar leva conscientização ambiental no PetShow

Com atividades sobre conscientização ambiental, a associação Mata Ciliar participou da Pet Show, Feira Internacional de Animais e Produtos Pet, no último final de semana (18, 19 e 20), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A história da onça-parda Anhanguera foi apresentada como um exemplo de preservação da fauna silvestre bem sucedida, ao mesmo tempo que propôs uma reflexão sobre o avanço urbano nos remanescentes naturais que ainda restam.

A Mata também interagiu com o público do evento com o objetivo de mostrar para as pessoas a importância dos animais silvestres livres na natureza e como o tráfico ilegal de animais silvestres prejudica os ecossistemas.


Estande da Mata buscou reflexão

O caso que foi apresentado é o da onça-parda (Puma concolor) Anhanguera, atropelada na rodovia de mesmo nome em setembro de 2009, e que, graças a parceiros ‘Guardiões da Mata’, como CCR AutoBan e Tetra Pak, foi a primeira da espécie a passar pelo processo de ‘soft release’, que consiste em deixar o animal em um recinto monitorado em meio à mata fechada para que se readapte e possa voltar à natureza.

Após esse processo, o animal é solto e passa a ser monitorado por sinais de rádio emitidos pelo colar que carrega, implantado em dezembro passado, quando o animal ainda estava sendo cuidado dentro da Mata Ciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário