quinta-feira, 19 de maio de 2011

Oficina de Capacitação Ambiental reúne produtores rurais de Joanópolis.

Produtores rurais de Joanópolis participaram na quarta-feira (11), da OCA (Oficina de Capacitação Ambiental) em Saneamento Rural e Controle de Erosão do Solo, promovida pela Associação Mata Ciliar através do Projeto Águas do Piracicaba. A oficina foi destinada a 21 produtores rurais interessados nas ações do Projeto Águas do Piracicaba e contou com a colaboração em sua organização da veterinária Michelle G. Barreto, integrante da prefeitura de Joanópolis.

Com o apoio da CATI Regional de Bragança Paulista juntamente com a Casa da Agricultura de Joanópolis, os produtores puderam discutir os benefícios à saúde, ao ambiente e à economia, quando o proprietário rural opta pela instalação de fossas sépticas biodigestoras e construção de “barraginhas” em suas terras.

A equipe técnica da Associação Mata Ciliar mostrou o importante papel das fossas sépticas na redução da contaminação corpos d’água e minimização dos riscos de transmissão de doenças pelas fezes humanas. O engenheiro agrônomo da CATI, Marco Farias, apresentou relevantes questões técnicas relacionadas às “barraginhas” (pequenas bacias de captação de água que ajudam a controlar a erosão do solo pela enxurrada, reduzem o assoreamento dos rios e contribuem na recarga do lençol d’água).

O Águas do Piracicaba é um projeto socioambiental que visa a gestão participativa dos recursos hídricos do estado de São Paulo, tem como parceiros prefeituras, associações de produtores, casas agrícolas municipais, escolas e grupos de jovens e, patrocínio Petrobras - através do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário