segunda-feira, 23 de maio de 2011

Onça atropelada na região de Sertãozinho se recupera na Mata Ciliar

No dia 23 de abril, uma onça parda foi atropelada na Rodovia Carlos Tonani, nas proximidades da Usina São Francisco. O animal, de aproximadamente dois anos de idade, foi socorrido pela concessionária Triângulo do Sol e pela Polícia Ambiental de Jaboticabal e foi levado ao Hospital Veterinário da UNESP-Jaboticabal. O veterinário residente Pedro Henrique Ferreira Teles foi o responsável pelos primeiros socorros e deu o nome de Tonani para a onça. Os procedimentos de anestesia foram realizados pela veterinária Marina Munerato. Quando a equipe da UNESP realizou as primeiras radiografias da onça, notaram que antes do atropelamento, Tonani já havia tido um encontro com o homem, igualmente infeliz, inúmeras balas de chumbinho foram detectadas por todo corpo do animal.


A equipe da Associação Mata Ciliar (AMC) foi mobilizada pelo Dr. José Roberto Miranda da Embrapa e no dia 30 de abril, a Usina São Francisco procedeu ao transporte do animal até o Centro Brasileiro para Conservação dos Felinos Neotropicais da AMC em Jundiaí. Desde o início, a Usina São Francisco manifestou o seu grande interesse em que “Tonani volte para casa” e está custeando os gastos com cirurgia, RX e medicamentos necessários para o pleno restabelecimento da onça.

“O acidente ocorreu em razão do animal ser jovem e por isso ter uma necessidade maior de deslocamento que os adultos para conhecer seu território e delimitá-lo” concluiu Miranda. A veterinária e coordenadora de fauna da Mata Ciliar, Dra. Cristina Harumi Adania, concorda e acrescentou que, principalmente, os machos são sujeitos a tais acidentes por percorrerem uma distância ainda maior para não sobrepor território com outros machos.


No dia 04 de maio, após outra série de radiografias realizadas pelos veterinários Gabriel Mott e André Liberato, Tonani foi levado, com o apoio da concessionária Autoban, para a clínica especializada Julyvet, localizada em Moema, capital paulista. A onça passou por uma cirurgia que durou quatro horas, realizada pelo Dr. José Roberto July. Devido à fratura no membro anterior esquerdo, foi necessário colocar uma placa e pino para corrigir a fratura.

Agora, a recuperação de Tonani passará por um processo delicado e será acompanhado de perto pela equipe da Associação Mata Ciliar que já vivenciou um caso similar, recentemente, ao reabilitar a onça parda Anhanguera que hoje está em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário