terça-feira, 5 de julho de 2011

Novos hóspedes, velhor problemas


Do final de junho, o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Mata Ciliar recebeu novos animais silvestres. Trata-se de um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) vindo de Osasco e um sagüi (Callithrix jaccuhs) de Barueri, que foram trazidos pela Polícia Ambiental de Jundiaí. Felizmente, ambos não apresentaram nenhum ferimento e a esperada soltura na natureza deve acontecer em breve.
No começo de julho, uma coruja (Tyto alba) foi encontrada em uma indústria de Jundiaí e levada até o CRAS. A coruja ainda é jovem e não sabe voar, portanto, precisará passar alguns dias em companhia e sob a vista de veterinários e biólogos da AMC até que possa "retornar para casa".
A cada dia, cresce o número de animais recebidos pelo CRAS. A média de recebimento de dois anos atrás era de dois animais por dia, sendo que hoje o número cresceu para cinco animais. Nessa época, principalmente as queimadas são responsáveis pela maioria das ocorrências de animais silvestres em meios urbanos, que fogem em decorrência do fogo ateado em plantações e mato seco. Um costume antigo e ultrapassado que, infelizmente, ceifa a vida de diversos animais silvestres em nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário