segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto Águas do Piracicaba Promove a Recuperação Ambiental dos Recursos Hídricos através da Instrução.

Produtores rurais das cidades de Águas de Lindóia, Pedra Bela e Bragança Paulista participaram respectivamente nos dias 17, 18 e 19 de maio da Oficina de Capacitação Ambiental (OCA) em Saneamento Rural e Controle de Erosão do Solo, promovidapelo Projeto Águas do Piracicaba.

As oficinas reuniram um público de 61 pessoas interessadas nas ações do Águas do Piracicaba na região Bragantina e Circuito das Águas no interior do estado de São Paulo. Com o apoio da CATI Escritório Regional de Bragança Paulista juntamente com as Casas da Agricultura municipais, os agricultores puderam discutir e aprender sobre os benefícios dainstalação de fossas sépticas biodigestoras e construção de “barraginhas” em suas propriedades.

A equipe da Associação Mata Ciliar mostrou o importante papel das fossas sépticas biodigestoras na redução da contaminação corpos d’água e minimização dos riscos de transmissão de doenças pelas fezes humanas. O engenheiro agrônomo da CATI EDR Bragança Paulista, Marco Farias, apresentou relevantes questões técnicas relacionadas às “barraginhas” que são pequenas bacias de captação de água que ajudam a controlar a erosão do solo pela enxurrada, reduzem o assoreamento dos rios e contribuem na recarga do lençol d’água.

O Águas do Piracicaba, desenvolvido pela Associação Mata Ciliar, é um projeto socioambiental que visa a gestão participativa dos recursos hídricos do estado de São Paulo, tem como parceiros prefeituras, associações de produtores, casas agrícolas municipais, escolas e grupos de jovens e conta com patrocínio Petrobras - através do Programa Petrobras Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário