Veja matéria (vídeo) na EPTV aqui.


No dia 22 de março, o projeto “De Olho nos Rios” participou do primeiro plantio do plano de 180 mil novas mudas no município de Socorro, circuito das águas no interior de SP. 


Patrocínio do projeto de plantio de mudas em Socorro

Encontro de moradoras rurais marca Dia da Mulher em Pedreira, SP
O evento teve início com a aproximação das mulheres, que se apresentaram e se conheceram através de uma dinâmica de grupo. Este trabalho foi conduzido pela educadora Ambiental Tássia Timóteo, da Mata Ciliar, que na semana anterior já tinha feito uma aproximação com as moradoras através de uma pesquisa socioambiental.
Após a dinâmica, as participantes assistiram às palestras “Orientações sobre o uso de Agrotóxicos - Como se proteger”, por Adami, da CATI; “Orientação sobre saúde - Como se proteger de DST”, por Celina, da CATI; “Orientação sobre o lixo - Problemas relacionados e como solucionar”, por Fábio Machado, da Mata Ciliar. Também foi apresentado um texto de Carlos Drummond de Andrade, para reflexão de todos os participantes.
.jpg)
Participação e criação de oportunidades: No final, a técnica Ivone, da CATI, falou sobre o envolvimento daquelas mulheres para resolver os problemas do local. Também foi discutida a evasão do campo para a cidade pela falta de oportunidades e a continuidade da realização desses encontros para a criação dessas oportunidades.
Este tipo de evento faz parte da filosofia do projeto “De Olho nos Rios”, que visa contribuir para a conservação e proteção dos mananciais de abastecimento formadores das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí através de ações de gestão integrada desses recursos hídricos junto à população rural de 18 municípios da região.





No dia 28 de fevereiro, foi sorteada, pela Loteria Federal, uma rifa de produtos da Associação Mata Ciliar. O número sorteado foi 8.606 e a ganhadora da cesta com uma camiseta, uma bolsa ecológica, dois adesivos e uma caneca foi Cássia Bueno, de São Paulo.